Actividades de Inclusão

Actividades de Inclusão

Setembro

Festa do Início do Ano Lectivo

O início do ano lectivo é sempre um momento cheio de magia e expectativa! As férias acabaram, foram boas… descansámos e enchemos-nos de energia para voltar à instituição, cheios de novidades e de saudades dos amigos e colegas!!! Os colaboradores preparam uma magnífica recepção de boas vindas, com jogos, música, boa disposição e muita animação!

Outubro / Novembro

Grande Noite do Fado

Silêncio… que se vai cantar o Fado… Apagam-se as luzes e a magia acontece… A Grande Noite do Fado da Cercilei só acontece, como resultado da colaboração das empresas, encarregados de educação e colaboradores que, conscientes das dificuldades económicas da Instituição oferecem desde as taças para o caldo verde, passando pelas bebidas, a carne, o pão e as azeitonas. Com casa cheia, a disponibilidade dos fadistas e o carinho do público, o fado canta e encanta no refeitório da Cercilei decorado a preceito. Estamos numa casa do Fado!

Novembro

Dia do Bolinho

Assinalar datas festivas, como o dia de Todos os Santos, a Cercilei pretende manter as tradições culturais e sociais da sua região, através da confecção do bolinho que oferecem aos colegas e colaboradores, e à sua própria família. Tudo é pensado ao pormenor, desde a realização das sacas de pano, à preparação dos frutos secos, ao amassar o bolinho, à cozedura e à sua oferta, culminando com um animado lanche!

Novembro

Magusto

A Cercilei assinala este dia com a tradicional castanha assada, num alegre convívio entre todos, à volta da mesa!

Novembro / Dezembro

Jantar de Natal "O Sabor do seu Sorriso"

O Jantar de Natal “ O Sabor do seu Sorriso”, tem como objectivo angariar fundos para que possamos continuar a concretizar os nossos objectivos sociais. Com este Jantar de Solidariedade, a Cercilei sugere aos empresários que integrem o jantar de Natal da sua Empresa no Jantar de Natal da Cercilei. Faça do Jantar de Natal da sua empresa um gesto de solidariedade.

Dezembro

Festa de Natal

Não é só oferecer presentes embrulhados em papel bonito e com um grande laço no canto. Oferecer Natal, é criar a oportunidade para que todos possam viver na sua plenitude as emoções que só esta quadra liberta. É este o compromisso da Cercilei para com os seus jovens, que absorvam ao máximo as emoções, o ambiente mágico, colorido, musical e harmonioso que só o Natal permite. Abrace connosco este espírito: vamos oferecer Natal aos nossos jovens!

Fevereiro

Festa de Carnaval

O Carnaval é das alturas mais divertidas na Cercilei! Define-se um tema! Construímos as mascaras com todos os materiais possíveis e imaginários… tecidos, lãs, roupas velhas, manga plástica, garrafas, tampas, rolos de papel, jornal, cartão, enfim é dar largas à imaginação. Até os crescidos se mascararam. Depois da folia, vem o desfile, os prémios e o bailarico!

Março

Encontro na Diferença

O Encontro na Diferença, organizado pela Cercilei tem como objectivo debater questões relativas às problemáticas associadas à Pessoa com Deficiência e à Diferença em geral, fomentando a troca de saberes e partilha de boas práticas.

Pretendemos contribuir para uma mudança das atitudes dos cidadãos, para uma partilha de responsabilidades, uma promoção da igualdade de oportunidades, como alicerces básicos na construção de uma escola e sociedade para todos, onde a diferença não seja condicionadora de um direito fundamental, que é o direito à liberdade.

Maio

Campanha do Pirilampo Mágico

É realizada anualmente, no decorrer do mês de Maio, em parceria com a RDP - Antena 1 e toda a sua organização é promovida pela FENACERCI. Esta actividade tem como objectivos:

- Angariar fundos a favor das CERCI`s e outras organizações congéneres, envolvendo cerca de 100 organizações sem fins lucrativos, a nível nacional, mobilizando milhares de pessoas entre familiares, técnicos e cidadãos anónimos.

- Informar e sensibilizar a opinião pública sobre a problemática da pessoa com deficiência intelectual e/ou multideficiência, procurando salvaguardar o direito à igualdade de oportunidades e o exercício da cidadania plena deste tipo de população.

Junho

Sarau de Actividades Corporais

O 1º Sarau realizou-se em Maio de 1985, data que prevalece até ao momento. Reúne instituições que se dedicam à nobre tarefa de proporcionar aos jovens a prática de actividades desportivas, que vão desde a iniciação motora ainda na primeira infância, aos movimentos acrobáticos, passando por actividades de expressão corporal, patente na patinagem, determinação evidente nas artes marciais, elegância e charme das danças nas suas variadas vertentes.

Junho

Semana Aberta

É realizada anualmente desde 1999, na primeira semana de Junho. Nesta semana a Cercilei convida jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo a virem à Cercilei participar em atliers subordinados a uma temática.

São manhãs muito animadas, com muitas surpresas, onde aprender se torna divertido!!!

Julho

Acantonamento

Estamos em Janeiro… mas já se ouviu a Manuela a perguntar pelo “Algarve”! Alguém lhe diz “ainda falta muito… É só em Junho!” Pois é, mas o “Algarve” não sai da cabeça… São cinco dias cheios de praia, piscina, passeios, passeios de barco e ainda vamos a Espanha, anedotas, boa disposição, bailaricos e brincadeiras entre todos!

É por isso que a Manuela já está a pensar no tão desejado Algarve!

16 de Julho

Festa de Aniversário da Cercilei

A Cercilei foi fundada por um grupo de pais, técnicos e outras pessoas que, sentido a necessidade de concretizar a educação e reabilitação de crianças com deficiência, se constituíram em cooperativa de ensino, sem fins lucrativos, a 16 de Julho de 1976.

Dezasseis de Julho, é um grande dia para a família Cercilei e por isso festejamos sempre com muita animação e amizade.