Respostas Sociais e Serviços

Respostas Sociais e Serviços

Intervenção Precoce [IP]

O SNIPI, Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, foi criado pelo Decreto-Lei n.º 281/2009 e consiste num conjunto organizado de entidades institucionais e de natureza familiar, com vista a garantir condições de desenvolvimento das crianças com funções ou estruturas do corpo que limitam o crescimento pessoal, social, e a sua participação nas atividades típicas para a idade, bem como das crianças com risco grave de atraso no desenvolvimento.

Educacional/Centro de Recursos para a Inclusão [EDUC/CRI]

A valência educacional da Cercilei é uma estrutura que funciona como um estabelecimento de Ensino e Educação Especial tutelado pelo Ministério de Educação.

Centro de Actividades Ocupacionais [CAO]

“As atividades ocupacionais constituem uma modalidade de ação social, exercida pelo sistema de segurança social, que visa a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência grave, permitindo o desenvolvimento possível das suas capacidades, sem vinculação a exigências de rendimento profissional ou de enquadramento normativo de natureza jurídico-laboral.” (Decreto-Lei n.º 18/89 de 11 de janeiro).

Unidades Residenciais [UR]

Pretendem ser a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e ainda a criação de soluções de complementaridade ou de alternativa à situação familiar que contribua efectivamente para a sua autonomia, valorização pessoal e desenvolvimento de competências.

Formação Profissional [CINFORM]

O Cinform é o Centro de Integração e Formação Socioprofissional da Cercilei, que funciona através de projectos co-financiados pelo Fundo Social Europeu e o Estado Português.

Prestação de Serviços de Jardinagem e Lavandaria [CERCISERV]

A Cercilei, na sua missão: promover a educação, reabilitação e inclusão sócio-profissional da pessoa com deficiência (…) integra uma empresa de inserção social (Cerciserv) na área de jardinagem e lavandaria que permite aos seus jovens com capacidade de trabalho mas impossibilitados de se integrarem numa empresa, de se realizarem profissional e socialmente, contribuindo de forma activa na sociedade.